
PRODUÇÃO
DE ESPETÁCULOS
Os projetos do Projeto Cria não se limitam ao palco — eles acontecem nas ruas, nas favelas e na vida de quem participa. Combinando arte, formação e geração de renda, as ações desenvolvidas atuam diretamente na capacitação de jovens periféricos e na sua inserção no mercado da economia criativa.
Cada projeto executado é uma oportunidade concreta de formação artística, técnica e profissional — sempre com foco na valorização da favela como lugar de criação e potência cultural.
CORTEJO
FAVELA
O projeto Cortejo Favela tem como foco a capacitação de jovens artistas de comunidades periféricas, oferecendo a eles uma oportunidade de se expressar artisticamente e de desenvolver habilidades essenciais para o mercado da economia criativa.
Em um contexto social onde as oportunidades de acesso à cultura e ao desenvolvimento profissional são frequentemente limitadas, este projeto se destaca como uma iniciativa que busca empoderar esses jovens,
promovendo seu protagonismo e contribuindo para a construção de um futuro mais inclusivo.



CIA ÚNICA
Cia Única é a companhia de teatro profissional do Projeto Cria, formada por jovens artistas das favelas que encontraram na cena um espaço de expressão, autonomia e afirmação de suas trajetórias. Com um elenco formado a partir das ações de formação do projeto, a companhia nasce como desdobramento natural de um processo que une arte e transformação social.
Mais do que um grupo artístico, a Cia Única é a concretização de um caminho profissional possível para jovens periféricos dentro da economia criativa. Em 2024, a companhia subiu ao palco do Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, com a montagem de Eles Não Usam Black Tie, clássico do teatro brasileiro.
