top of page
Elenco do Projeto Cria encenando em um palco

QUEM

SOMOS

O Projeto CRIA nasceu com o propósito de estimular o pensamento autônomo de pessoas em situação de risco social, utilizando o teatro como ferramenta educacional.

Nosso trabalho está estruturado em dois eixos principais: oficinas artísticas e produção de espetáculos teatrais, que juntos promovem tanto o desenvolvimento pessoal quanto coletivo.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube

MAIS DO QUE UMA INICIATIVA DE FORMAÇÃO, O PROJETO CRIA É UM ESPAÇO DE VALORIZAÇÃO DA ARTE COMO FERRAMENTA DE MUDANÇA SOCIAL

O reconhecimento desse trabalho já ultrapassou os palcos. O Projeto CRIA conquistou o 1º lugar na categoria Arte Educação no Estado do Rio de Janeiro, e sua fundadora, Laura Campos Braz, ganhou o Prêmio Inspirar 2023, na categoria Mulheres, por seu impacto e dedicação à transformação social através da cultura.

Onde estamos?

Caju e Bom Jardim

O Projeto CRIA atua em dois territórios do estado do Rio de Janeiro: o bairro do Caju, na zona portuária da capital, com cerca de 40 mil moradores, e o município de Bom Jardim, no interior do estado, com uma população aproximada de 25 mil pessoas.

Mapa da comunidade do Caju

No Caju, uma das áreas com maior índice de desigualdade social do Rio, o CRIA tem uma atuação pioneira. Foi lá que implantamos o primeiro ponto de cultura do bairro, oferecendo acesso à arte, educação e novas possibilidades em um território historicamente negligenciado.

Em Bom Jardim, onde a presença de atividades culturais é extremamente limitada, o projeto vem preenchendo uma lacuna importante, promovendo o acesso à cultura e ao teatro como fortalecimento da identidade local.

Mapa da cidade de Bom Jardim

2018

Fundado pela Atriz e Educadora Laura Campos Braz no Complexo de Favelas do Caju.

2019

Com o objetivo de montar um espetáculo de teatro de rua e ajudar os estudantes na escola, Laura começou a introduzir conteúdos educacionais de história, literatura e escrita nas aulas de teatro, criando o 1º espetáculo do projeto chamado Cortejo Favela.

2020

O projeto desenvolve o Método Cria – uma metodologia inovadora de ensino que o une o teatro com elementos inspirados na Pedagogia Waldorf e ganha o Prêmio Ações Locais 2020 da Secretaria Municipal de Cultura do RJ.

2021

O projeto Cria Oficinas Artísticas passa a atender 120 crianças e jovens por mês na favela do Caju.

2022

Construção da sede na favela do Parque Conquista, Caju – Zona Portuária do Rio de Janeiro.

2023

A fundadora do Projeto Cria foi reconhecida como uma liderança feminina na área da cultura no Brasil, recebendo o Prêmio Inspirar 2023 na categoria Mulheres. O projeto ganhou os prêmios Zonas de Cultura e 100 anos Darcy Ribeiro. Com o último, fez circulação com o espetáculo Os Brasis de Darcy no Estado do Rio, impactando mais de 2000 espectadores.

2024

O projeto alcançou o 1º lugar na categoria Arte Educação no Estado do Rio. Neste ano, começa sua expansão para a cidade de Bom Jardim.

2025

O projeto ganha o Prêmio Ações Locais 2024, expande suas atividades para 12 polos teatrais, impactando mais de 1600 pessoas por mês.

banner laura.png

FOI NO PALCO QUE LAURA CAMPOS BRAZ ENCONTROU SUA VOZ, MAS FOI NAS PERIFERIAS DO RIO DE JANEIRO QUE ENTENDEU SUA VERDADEIRA MISSÃO: TRANSFORMAR VIDAS

Laura Campos Braz é atriz, produtora cultural e educadora, com uma trajetória dedicada à transformação social por meio da arte.

 

Fundadora e diretora do Projeto CRIA, Laura acredita no teatro como ferramenta de educação, criação de identidade, desenvolvimento de autonomia e senso de pertencimento, especialmente em territórios marcados pela desigualdade social.


Reconhecida por sua atuação comprometida e inspiradora, Laura foi vencedora do Prêmio Inspirar 2023, na categoria Mulheres, e tem conquistado destaque no cenário cultural do estado do Rio de Janeiro. Sob sua liderança, o CRIA vem recebendo diversos prêmios e realizando diferentes projetos, consolidando-se como referência em inovação pedagógica e impacto social, artístico e cultural.
 

MISSÃO

Promover a construção do pensamento autônomo de indivíduos em situação de risco social, utilizando o teatro como ferramenta educacional.

VISÃO

Tornar o Método Cria uma ferramenta de aprendizagem reconhecida no Brasil.

VALORES

Criatividade

Qualidade

Conhecimento

Diversidade

Transparência

EQUIPE

LETÍCIA NASCIMENTO

Design Gráfico

SAFO

Fotógrafo

CARLOS PINHO

Assessoria de Imprensa

USE LIBRAS

Comunicação Acessível

DIREKTO CONTABILIDADE

Assessor Contábil

FELLIPE MESQUITA

Direção musical Cortejo Favela

GEOVANA FERRAZ

Assistente de Projetos

FATIMA DOMINGUES

Assistente de Produção

JOSE COSME

Designer de Luz

CAMILA PACÍFICO

Técnico de Som

GICÉLIA DA CONCEIÇÃO

Serviços Gerais

LAURA CAMPOS BRAZ

Fundadora e Diretora Executiva

VITORIA SILVA

Coordenação de Projetos Projeto Cria Oficinas Artísticas e Cortejos

NINO BATISTA

Coordenador de Produção Espetáculo Eles Não Usam Black Tie

JOÃO VELHO

Direção teatral Eles Não Usam Black Tie

PATRICK LYAN

Direção teatral Cortejo Favela

IMPRENSA

bottom of page